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Modelo para análise do grau de assimetria de percepção (GAP) da marca corporativa: a contribuição do design no processo de branding
Resumo: As expressivas mudanças apresentadas no decorrer da história da humanidade, estabelecem caminhos trilhados por necessidades que a distancia de uma simples subexistência e caracteriza um ambiente cuja busca por melhoria de seu status quo oportuniza a concepção de uma dicotômica realidade: a existência de elementos tangíveis e requeridos às mais rotineiras atividades e a caracterização de elementos intangíveis e necessários ao fortalecimento dos relacionamentos entre indivíduos e organizações. A marca corporativa, advento mercadológico e necessário a atual conjuntura econômica se estabelece como relevante fator de diferenciação das organizações, pois evidencia sua distinção no mercado, determinando desta maneira, um complexo contexto para as ações implementadas para gerenciar este importante ativo. A consideração da marca como elemento intangível e investido de significado cuja existência se constitui em articular diferentes diálogos, traz consigo a ciência de distintas realidades e evidencia um processo delineado pela participação de diferentes atores e que constituem o ambiente interno e externo à organização, promovendo desta maneira, uma estreita relação entre as dimensões identidade e imagem. O objetivo deste estudo consiste na concepção de um modelo para análise da relação da identidade e da imagem de uma marca, a partir da participação de seus stakeholders e opinion makers, constituindo assim, um processo colaborativo. O pressuposto para sua realização, parte da necessidade de alinhamento entre as duas principais dimensões da marca corporativa: sua identidade e imagem, iniciando-se do cerne de uma marca (DNA) ao contexto em que está inserida (Posicionamento); dos itens que a identificam (Elementos) à constituição de um senso de grupo (Cultura), estabelecendo desta maneira, a perspectiva para a Identidade da Marca. Sob a ótica da Imagem, entende-se que a marca necessita estar Presente no contexto de seus públicos e que a partir das diversas interações (Pontos de Contato) constitui um conjunto de imagens relacionadas (Associações), fortalecendo desta maneira, às Experiências vividas por seus stakeholders. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório, pois possibilita o aprofundamento dos dados advindos dos participantes do estudo, permitindo assim, a compreensão de uma situação em específica, por intermédio do Grau de Assimetria de Percepção da Marca Corporativa. A ótica para o trade hoteleiro de Baneário Camboriú / SC, foco deste estudo, proporcionou verificar a percepção de 80 stakeholders acerca de 8 estabelecimentos pela perspectiva do modelo GAP. Constatou-se ao final deste estudo a consciência das dimensões em pauta, mas distante do entendido como coerente ao se observar o estado da arte.
Palavras-chave: Design, Branding, Identidade Corporativa, Imagem Corporativa, Stakeholders
Autor: Petrelli, Marco Aurélio
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Design Camp: modelo de imersão cocriativa
Resumo: Design Camps são modelos de evento que compreendem uma gama de atividades voltadas ao ensino e difusão do Design. Estes modelos são difundidos e aplicados internacionalmente e atuam na promoção do Design como ator diferenciador nas atividades cotidianas e organizacionais. Nesta perspectiva surge o SCMC Design Camp, que além de promover o Design na geração de estratégias, prima pelo fomento da inovação. Neste contexto, este modelo incentiva a interação entre a academia e o mercado, capacitando alunos para atuar em colaboração com empresas na geração de soluções eficientes para problemas enfrentados no dia a dia das organizações. Este fator é o principal diferencial do modelo perante os demais. Para fins desta pesquisa é eleito o termo imersão cocriativa, para definir duas vertentes construtivas do modelo: a imersão criativa e a cocriação. O objetivo do trabalho se define portanto, por propor direcionamentos para potencializar a inovação por meio da cocriação e imersão criativa aplicados ao modelo SCMC Design Camp, a partir da análise das duas edições nas quais o modelo foi aplicado. O estudo tem enfoque nos processo utilizados pelo modelo, e na interação dos atores na sua construção. As descrições e observações apresentadas são frutos de investigação e participação imersiva nas duas edições do modelo, o que oportunizou uma compreensão completa do processo, bem como a identificação de intervenções para o seu aprimoramento. Este trabalho possui como contribuição a percepção acadêmica sobre os processos de Design Camp, trazendo a imersão cocriativa como uma importante vantagem na promoção de inovação.
Palavras-chave: Design Camp. Gestão de Design. Inovação. Cocriação. Imersão criativa
Autora: Salvi, Naiane Cristina
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A percepção de uma marca de moda pelo consumidor
Resumo: Durante todo a evolução no universo da comunicação e do design, sempre houve uma tendência em buscar a diferenciação de produtos através de seus marcas, o que antes eram apenas produtos em uma gôndola hoje já são tratados como elos entre cliente e marca. No universo das marcas de moda este cenário não é diferente. Esta evolução e interdisciplinaridade levaram a elaboração de diversas metodologias, entre elas o TXM Branding que foi desenvolvido pelo LOGO ? UFSC e é fonte principal deste estudo. Este projeto tem o objetivo de identificar se é possível a percepção do DNA de uma marca de moda por seus consumidores por meio de uma campanha publicitária. Este objetivo não tem função de servir como conteúdo absoluto, mas sim de abrir uma discussão sobre o assunto, deixando assim margens para maiores investigações sobre o assunto. Ao final desta investigação pode-se observar que por meio de uma campanha publicitário de uma marca de moda, quando bem elaborada, pode se colocar o consumidor em contato com a essência da marca, gerando assim um maior poder de diferenciação e interação do público com o estilo de vida ofertado por uma marca.
Palavras-chave: Design, Branding, DNA de marca, Marketing, Publicidade
Autor: Ribeiro, Leandro Werner
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Brand purpose process: definição de etapas de design para o propósito de marcas
Resumo: Desde que a sociedade passou a buscar por novas maneiras de consumir com mais responsabilidade social e ambiental, as marcas tem modificado o pensamento organizacional em busca de processos e relacionamentos que colaborem com essa mudança. Essa mudança de paradigma tem feito com que os processos de Branding busquem apoio no design para a utilização de novos processos de gestão, que permitam contribuir na comunicação de conceitos como valores e propósitos, especialmente de forma visual. Neste sentido, o Laboratório de Branding LOGO (Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional) tem buscado em Design desenvolver uma metodologia própria de Branding, a TXM Branding. Essa metodologia deve permitir que diferentes tipos de organizações possam construir e gerenciar suas marcas de modo a criar uma experiência de marca autêntica, desenvolvendo para isso, estruturas básicas que permitam às marcas encontrarem sua essência e transforma-la em estratégias. Assim, buscou-se no conceito de Propósito uma forma da marca interagir com seus diferentes públicos, despertando nestes um compromisso de apoiar a marca no desenvolvimento de estratégias que atendam as necessidades de toda comunidade criada em torno da marca. Ao entender o propósito como uma força motivadora se faz necessária uma apresentação dinâmica a qual proporcione às organizações um meio eficiente para disseminar os valores da marca. Por este motivo, o presente estudo busca a definição de etapas para a estruturação de um processo de visualização do Propósito de marcas a ser incorporado à metodologia TXM Branding. Para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental e posteriormente a participação ativa do pesquisador no processo de observação em projetos desenvolvidos dentro do Laboratório em organizações atendidas pelo mesmo. Assim puderam ser estipuladas seis etapas para compor o processo, além da reestruturação de um mapa visual para discussão do conceito do Propósito de marca.
Palavras-chave: Propósito de marca, Design, Branding
Autora: Lopes, Dayane Alves
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Recomendações para a utilização do DNA de marca na construção do visual merchandising com base em UX design
Resumo: As marcas cumprem, hoje, um importante papel no cotidiano de consumo das pessoas. Além dos aspectos gráficos, elas carregam consigo uma série de significados simbólicos, que impactam sensorialmente o usuário-consumidor. Ele, sendo parte dessa sociedade contemporânea, encontra nas marcas uma forma de escapismo de sua rotina, uma vez que elas proporcionam momentos únicos e memoráveis. Isso é tarefa do branding, responsável por gerir as marcas e que surgiu para atender essas novas expectativas do consumidor cujo comportamento está em constante mudança. Ultimamente, esse comportamento vem demonstrando uma exigência por novas experiências, sendo que apenas os aspectos formais, cromáticos e publicitários já não bastam para cativar o indivíduo. Em paralelo, as marcas também vem reconhecendo a relevância de se manifestar em algum ponto físico, um ambiente de vendas, no intuito de oferecer essas experiências de uma maneira mais completa e envolvente. Esse espaço deve expressar o DNA da marca em sua totalidade, desde a decoração e organização do espaço, até as experiências que ocasionam as sensações lembradas. Para isso existe o visual merchandising, responsável por traduzir a marca para o ambiente de vendas, através da organização das mercadorias, de estratégias e, também, gestão desse espaço. Na perspectiva do presente estudo, o branding é indicado como o mentor do DNA da marca, pois sua ligação com o design permite que as estratégias planejadas estejam de acordo com todas as esferas empresariais, transmitindo uma mensagem verdadeira em todos os pontos de contato com seus consumidores. Assim, para desenvolver experiências marcantes enquanto o visual merchandising é construído em um ambiente de vendas, busca-se traçar recomendações que guiem o trabalho. Como a área de visual merchandising ainda é considerada recente, mais reduzida ainda é a investigação da sua relação com o design e com as marcas, por isso a importância de se apresentar um relato científico focado na tríade branding, visual merchandising e experiência. Além disso, é de conhecimento que existem diversas maneiras de proporcionar experiências aos usuários, porém faz parte dessa investigação indicar a importância das marcas possuírem seu DNA muito claro e que esse possa se encontrar com o visual merchandising no ambiente de vendas. Para isso se realizou levantamento bibliográfico sobre estes assuntos, considerando os autores relevantes para a área, somado à investigação de trabalhos mais atuais, haja vista a abordagem contemporânea do assunto. Excetua-se para essa pesquisa ter um estudo de caso, abrindo lacuna para aplicações posteriores das recomendações geradas. Portanto, não se espera ocasionar esgotamento de investigação, e sim, ser mais um canal de questionamentos futuros que mantenham o cerne da pesquisa no design. Como resultado principal, traz-se a elaboração de um quadro onde estão elencadas as recomendações objetivo principal desse trabalho. Sua ordem e estrutura visa auxiliar em processos de design onde o DNA de marca seja utilizado para a construção do visual merchandising embasado nas experiências proporcionadas aos seus usuários-consumidores. Assim como a abordagem dos temas, o quadro não se posiciona como resultado definitivo e absoluto, oferecendo margem para sua ampliação ou redução de acordo com a marca ou projeto onde for aplicado.
Palavras-chave: Branding, Visual merchandising, DNA de marca, UX design.
Autora: Pilatti, Grasiele
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Poéticas do porvir: os estudos de tendências como prática entre o design e a antropologia
Resumo: O presente trabalho destaca os estudos de tendências como prática entre a antropologia e o design. Assumindo-se um conceito semiótico de cultura, compreende-se a interpretação cultural e os estudos de tendências como uma ciência interpretativa na busca de significados. Sob uma perspectiva experiencial do design, pretendeu-se situar os estudos de tendências no contexto do design entendendo o designer não apenas como como criador de artefatos, mas como criador de cultura e principal proponente de experiências futuras entre as pessoas e o mundo projetado. Por meio de uma pesquisa aplicada, a qual teve como cenário a disciplina de Tendências do Curso de Bacharelado em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), este trabalho buscou considerar os estudos de tendências na prática do design sob um viés antropológico. Ao considerar o design como prática interpretativa e generativa, sugere-se que as visões de futuro entregues pela pesquisa de tendências não são apenas uma referência para projetos de design, mas sim produtos de design, sendo elas mesmas fruto de uma prática criativa. Dessa forma, após uma exploração fundamentada, delineou-se a proposição de algumas intervenções práticas ao longo da disciplina, as quais constituíram-se na fase aplicada deste trabalho. As intervenções propostas foram realizadas em forma de saídas de campo e workshops, considerando abordagens metodológicas na intersecção entre design e antropologia e amparadas pelo campo de estudo emergente intitulado design anthropology. Por meio de práticas reflexivas e generativas e amparados por métodos, técnicas e tecnologias de pesquisa emergentes, este estudo descreveu um modo de pesquisa que culminou em visualizações de futuro (tendências) antropologicamente informadas e apresentadas por meio de vídeos de tendências (trend videos) e cadernos de tendências (trend books). A proposta demonstrou-se interessante à medida que permitiu o registro in situ de um modo de pesquisa e auxiliou na elaboração de discursos prescritivos baseados em forças atuantes na contemporaneidade e orientados à condução da racionalidade que sustenta o projeto de experiências futuras, as quais poderão constituir-se em delineamentos do mundo projetado.
Palavras-chave: Estudos de Tendências; Design Anthropology; Experiências Futuras.
Autor: Alves, Clarissa Martins
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A personificação de marca como ferramenta de interação estratégica com o público
Resumo: Com o intuito de contribuir para a área do comportamento do consumidor, a pesquisa aqui relatada apresenta como objetivo observar fatores de relacionamento entre consumidores e marcas que mimetizem características primordialmente humanas, como voz ou personalidade, buscando ferramentas que tornem essas relações mais humanizadas. Este estudo caracteriza-se como um estudo exploratório, no qual são necessárias pesquisas em fontes bibliográficas acerca de temas como: posicionamento, comportamento do consumidor, personificação de marca e branding. Buscou-se com isso a aquisição de conhecimentos necessários para a formulação e validação de ferramentas de construção e aplicação de personas visando às interações humanizadas entre marca e consumidor.
Palavras-chave: Personas. Posicionamento. Gestão de Design. Branding. Comportamento do consumidor.
Autor: Reis, Paulo Fernando Crocomo dos
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Sistematização da aplicação do Brand DNA Process no design de marca de cidades criativas: caso Projeto Rota da Inovação
Resumo: Por sua capacidade de fortalecimento de diversos setores econômicos da cidade, a criação e gestão contínua de marcas territoriais vem recebendo ampla atenção mundialmente. E, por ser, assim como a cidade, produto de construção coletiva, interessa ao desenvolvimento e gestão da marca da cidade perceber e alinhar suas ações com políticas contemporâneas de desenvolvimento urbano. O estímulo do setor de inovação da cidade de Florianópolis/SC foi objeto de estudo do Projeto Rota da Inovação, que obteve no modelo de cidade criativa as respostas para as demandas essenciais da marca a ser criada. A presente pesquisa busca apresentar a relação entre design, branding e políticas urbanas e, com base na sistematização da experiência de construção da marca Floripa Conecta, descrever e analisar os fatores que conduziram o Projeto Rota da Inovação ao resultado gerado. Para tanto, busca-se compreender que tipo de ambientes facilitam a disseminação, adaptação e exaptação de boas ideias, como se dá a formação e evolução da imagem da cidade e, assim, reconhecer os aspectos que compõem o éthos criativo de um dado território. Esta pesquisa faz uso da técnica de pesquisa-ação, analisando a aplicação do Brand DNA Process no Projeto Rota da Inovação, realizado pelo LOGO/UFSC. Como resultado, apresenta-se uma análise da aplicação do Brand DNA Process como ferramenta de apreensão e comunicação da imagem urbana com vistas à adaptação da cidade a novos cenários, considerando o território como espaço de trocas sociais únicas e levando em conta a percepção de lugar e a influência da marca territorial na experiência de lugar tanto no contexto turístico quanto no contexto das relações socioculturais locais. São apresentadas também as principais necessidades de adaptação para a aplicação da metodologia a territórios e são feitas recomendações para futuros processos. Esta pesquisa é decorrente dos estudos realizados no curso de mestrado em Design (Pós-Design/UFSC), tratando do tema “metodologia de projeto em design gráfico”. O tema proposto também é desenvolvido na linha de pesquisa “Gestão estratégica do design gráfico”, no contexto do grupo de pesquisa LOGO – Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional.
Palavras-chave: Branding Territorial, Políticas Urbanas, Cidade Criativa, Brand DNA Process, Projeto Rota da Inovação.
Autora: Tarachucky, Laryssa; Orientador: Luiz Salomão Ribas Gomez.
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Naming: processo criativo para nomeação de marcas
Resumo: Proveniente do latim nomen, o nome, dentre outras definições, diz respeito a uma palavra ou conjunto delas que objetiva designar pessoas, animais, lugares ou diferentes objetos e fenômenos encontrados ou sentidos na natureza. Desta maneira, em meio a um mundo composto por heterogeneidades e semelhanças, cabe principalmente ao nome gerar um rótulo de identificação social, responsável por relacionar marcas de individualidade que caracterizam o objeto portador de determinada nomenclatura. Apesar do ato de distinguir objetos e pessoas remontar os primórdios da história da humanidade, foi com a evolução da linguagem que o homem se permitiu nomear, designando conceitos as mais diferentes coisas, sejam elas físicas ou abstratas. Seguindo este raciocínio e a necessidade humana de individualizar e distinguir que, com a evolução do mercado, foi também necessária a nomeação de marcas e produtos, processo conhecido no âmbito do design como Naming. Assim sendo, a pesquisa em questão busca investigar a importância da escolha de um nome em relação a aspectos relevantes referentes a percepção, competitividade, diferenciação e posicionamento de uma marca, objetivando a formulação de uma ferramenta para a construção de nomes, para empresas ou produtos, que reforcem a essência fundamental destas marcas, seu ?DNA?. Tal pesquisa está enquadrada como aplicada e exploratória, uma vez que objetiva a geração de conhecimentos para a aplicação prática e dirigida às soluções de problemas específicos, sendo fundamentada principalmente por pesquisas bibliográficas. Como metodologia de aplicação da pesquisa, definiu-se o uso da Design-based Research (DBR), em português, Pesquisa Baseada em Design (PBD), um processo com foco acadêmico e científico que apresenta como propósito uma avalição sistemática por meio de cinco etapas melhores explicadas durante o decorrer da pesquisa. Durante a aplicação da PBD, foram realizados 5 ciclos experienciais, envolvendo projetos de nomes para marcas e produtos junto a empresas da região e projetos relacionados a Universidade Federal de Santa Catarina. Ao todo, os ciclos de trabalho envolveram mais de 70 participantes, gerando cerca de 700 sugestões de nomes, servindo como base conceitual e prática para a criação de uma ferramenta e seu modo de aplicação para futuros projetos de naming. A ferramenta foi estruturada em 13 etapas que combinam momentos presenciais de prática efetiva e momentos remotos de verificações de cunho técnico e legal, combinando momentos de criação individual e coletiva em busca da maximização do potencial criativo dos envolvidos.
Palavras-chave: Naming, Design, Gestão de Design, Branding.
Autor: Veiga, Patrick Martinelli
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Diretrizes para a construção de um aplicativo para smartphones com foco na geração de experiências em branding territorial
Resumo: As marcas são elementos essenciais na sociedade e no cotidiano das pessoas. Uma marca pode ser sentida e vivenciada pelas pessoas, pois mais do que um sinal ou símbolo relacionado a um produto ou serviço é um conjunto de associações, lembranças que impactam os consumidores de maneira notável. Branding caracteriza-se como o conjunto de ações ‘autênticas’ que, tomadas com conhecimento, competência e construídas de dentro para fora das corporações, levam as marcas além da sua natureza econômica, tornando-as parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Da mesma maneira que os produtos e serviços, os territórios e lugares competem entre si por investimentos, empresas, turistas, moradores. Quando se trata de atrair visitantes, empresas e investimentos, as pessoas que elegem um lugar para onde se deslocar estão inevitavelmente comprando a experiência daquela determinada marca. Na perspectiva da presente pesquisa, a gestão de marca é abordada a partir do conceito de branding territorial, que tem como principal característica o desenvolvimento de identidades representativas que estimulem as pessoas a se relacionarem com elas, a partir de estratégias e técnicas que buscam capacitar um lugar a desenvolver suas potencialidades. Assim, para desenvolver uma gestão de marca territorial que efetivamente conecte-se aos consumidores é preciso que a marca carregue consigo as características dos usuários que fazem parte dela e a ajudam a compor suas características mais vivas de autenticidade, ou seja, o ‘DNA’ da marca. É nesse panorama que surgem os apps ou aplicativos móveis, cujo número de downloads cresce a cada dia nas App Stores. Os aplicativos móveis tornam-se ferramentas relevantes capazes de colaborar com as experiências de marca, no sentido que potencializam a interação consumidor-marca à medida que promovem o envolvimento deles com o conteúdo fornecido. Trata-se do estudo da construção de experiência de marca territorial em aplicativos para smartphones e tem como objetivo principal formular as diretrizes que contribuem para a construção de uma experiência de marca em dispositivos mobile. A pesquisa possui caráter sistêmico, primeiramente tratando-se de uma pesquisa exploratória, seguida de uma pesquisa bibliográfica, a fim de buscar as principais conceitos relacionados ao tema, como branding e branding territorial, a cultura do ciberespaço como ‘espaço territorial’, experiência, design de experiência, aplicativos móveis, design de interface para apps. A partir do referencial pesquisado, foram analisados seis aplicativos de branding territorial das cidades de Londres, Barcelona, Amsterdam, Rio de Janeiro, Brasília e Balneário Camboriú. Com os resultados obtidos, e a partir da comparação com a revisão bibliográfica, foi possível propor uma classificação das experiências, identificar os principais aspectos e elementos de design que contribuem para a construção das experiências de marca e sugerir diretrizes para o desenvolvimento de aplicativos móveis com foco em branding, mais especificamente em branding territorial.
Palavras-chave: Branding. Branding Territorial. Experiência de marca. Smartphones. Aplicativos móveis.
Autora: FEIJÓ, Valéria Casaroto; Orientador: Luiz Salomão Ribas Gomez.