PESQUISA

Artigos, teses e dissertações dos pesquisadores afiliados ao laboratório

Conheça as dissertações de mestrado desenvolvidas pela equipe LOGO e apresentadas aos programas de pós graduação em Design, Arquitetura e Urbanismo e Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina, com orientação dos professores coordenadores do laboratório. Os temas das pesquisas relacionam-se com as atividades do laboratório, reforçando o domínio das ações e a expertise da […]

Conheça as teses de doutorado desenvolvidas pela equipe LOGO e apresentadas aos programas de pós graduação em Design, Arquitetura e Urbanismo e Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina, com orientação dos professores coordenadores do laboratório. Os temas das pesquisas relacionam-se com as atividades do laboratório, reforçando o domínio das ações e a expertise da […]

Ascertain the doctoral theses developed by the LOGO team and presented to the graduate programs in Design, Architecture and Urbanism and Administration, Federal University of Santa Catarina, with guidance from the coordinating teachers of the laboratory. Research topics are relate to laboratory activities, reinforcing mastery of actions and team expertise.   2016 Modelo para análise do […]

Autores: Clarissa Martins Alves, Irina Lopes Guedes, Luiz Salomão Ribas Gomez3. Resumo: O campo de estudo das tendências vem crescendo continuamente, tanto no contexto acadêmico quanto no contexto mercadológico. Apesar do interesse por estes estudos ter surgido no setor de moda, alguns cursos da área ainda não oferecem conteúdos direcionados especificamente ao estudo prático e/ou […]

Autores: Giorgio Gilwan da Silva, Luiz Salomão Ribas Gomez, Marilia Matos Gonçalves. Resumo: Este artigo aborda a identificação do perfil do consumidor maker e o uso das tecnologias digitais com a impressão 3D. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva da aplicação da impressora 3D disponibilizados nas mídias digitais e […]

Autores: Leandro Werner Ribeiro, Luiz Salomão Ribas Gomez. Resumo: Este artigo enfatiza a importância da utilização da publicidade como ferramenta de validação e gerenciamento da cultura de uma marca de moda. Esta cultura que tem como premissa ser criada a parte do DNA da organização e colocada em contato com o consumidor, este contato entre […]

Autores: Dayane Alves Lopes, Luiz Salomão Ribas Gomez. Resumo: Cada ponto de contato da marca é uma oportunidade que a organização possui de demonstrar para o público um motivo para acreditar e desenvolver com esta um relacionamento de maior proximidade. Para isso, cada ponto de contato deve transmitir a mesma mensagem que foi definida no […]

Autores: Ivan Luiz de Medeiros, Luiz Salomão Ribas Gomes, Gilson Braviano. Resumo: Este trabalho procura relacionar o interesse da sociedade global sobre impressão 3D e os atuais preços dos equipamentos capazes de materializar produtos pelo processo de fabricação digital. Para realizar essa pesquisa exploratória iniciou-se com uma revisão de literatura sobre os assuntos pertinentes e […]

Autores: Maurício E. Dick, Luciano E. A. Schimitt, Luiz Salomão R. Gomez, Berenice S. Gonçalves, Ricardo Triska. Resumo: O processo de construção da experiência do usuário com determinado produto ou serviço é composto por diversos fatores. Alguns deles incluem emoções, preferências e percepções que são capazes de gerar uma categoria de experiência que ocorre antes mesmo […]

Autores: DANIEL GONÇALVES LOPES, CLARISSA MARTINS ALVES, ANDRÉ LUÍS DA SILVA LEITE, LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ Resumo: O gerenciamento ágil de projetos iniciou-se na comunidade internacional de desenvolvimento de sistemas de informação. Estas práticas estão migrando, embora em estágio rudimentar, para outros setores, sobretudo para o desenvolvimento de produtos inovadores. Contudo, estes novos modelos de […]

Authors: Laryssa Tarachucky e Luiz Salomão Ribas Gomez Resumo: Explorando a relação entre os estudos culturais e os processos de inovação, este artigo busca apresentar o estado da arte da pesquisa etnográfica enquanto facilitadora dos processos de inovação. Trabalhos recentes parecem concordar que, a fim de desenvolver sua própria significação cultural, as empresas devem procurar na […]

Autores: Douglas Luiz Menegazzi, Laryssa Tarachucky Resumo: Paralela à aceitação de branding territorial como prática de criação e gestão contínua de marcas territoriais está a noção de que, para ser forte, uma marca deve possuir características definidoras e distintivas que possam ser prontamente identificadas. Baseando-se na ideia de que, no que diz respeito à comunicação […]