PESQUISA

Artigos, teses e dissertações dos pesquisadores afiliados ao laboratório

Resumo: Este artigo apresenta a construção de um DNA de marca por meio de estudos e conhecimentos das áreas de Design, Branding e Inovação, que resultaram na criação da nova Identidade Visual do Sapiens Parque, um empreendimento com ambições internacionais situado na cidade de Florianópolis, Brasil. O Sapiens apresenta um conceito semelhante aos já conhecidos Parques Tecnológicos, porém mais abrangente. Trata-se de um Parque de Inovação, um ambiente onde tecnologia, meio-ambiente, arte e ciência se conectam para oferecer experiências construtivas, criativas e inesquecíveis. O conceito se baseia em possuir uma grande infraestrutura, onde seja possível abrigar iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de inovação, networking, sustentabilidade, cooperação, além de promover evolução da cidade e do país. Neste sentido, apresenta-se um processo cocriativo denominado TVU Branding (Think, View e Use), que compreende o Brand DNA Process®, o qual fortalece a cocriação e permite uma maior aproximação entre o laboratório criador da Identidade Visual, stakeholders e opinion makers da empresa, facilitando a concepção de insights e gerando grande envolvimento. Deste modo, diferente do processo tradicional, cria-se uma riqueza de recursos provenientes diretamente dos clientes, construindo-se um DNA autêntico e eficaz, potencializando os resultados na geração da nova Identidade Visual. Desta forma, este estudo tem como objetivo a validação e fortalecimento da metodologia proposta, direcionada a construção do Brand DNA como um colaborador efetivo na criação de uma Identidade Visual, auxiliando a nova marca a se posicionar de modo a conquistar vantagem competitiva sustentável no mercado.

Palavras-chave: Design, Branding, Identidade Visual, Marca, Brand DNA

Autores: VEIGA, Patrick Martinelli. GOMEZ, Luiz Salomão Ribas.

Publicação: ICIEMC 2014 – e-ISBN: 978-989-98442-7-8

FAÇA O DOWNLOAD DO ARTIGO COMPLETO

Nenhum comentário