Laryssa Tarachucky e Luiz Salomão Ribas Gomez
Explorando a relação entre os estudos culturais e os processos de inovação, este artigo busca apresentar o estado da arte da pesquisa etnográfica enquanto facilitadora dos processos de inovação. Trabalhos recentes parecem concordar que, a fim de desenvolver sua própria significação cultural, as empresas devem procurar na cultura oportunidades de inovação. O presente trabalho examina os artigos que investigam a inserção da pesquisa etnográfica nos processos de inovação empresarial, no contexto do design, desenvolvidos no período de janeiro de 2010 a abril de 2013 através de uma Pesquisa Bibliográfica Especulativa, com busca nos periódicos internacionais qualificados da área de Design, com conceituação Qualis/Capes A1 e A2.
Palavras-chave: Inovação, Branding, Cultura, Pesquisa Etnográfica.
By exploring the relationship between cultural studies and innovation processes, this article aims to present the state of the art of ethnographic research while a facilitating tool for innovation processes. Recent works seem to agree that in order to develop their own cultural significance, companies should seek opportunities for innovation in culture. This paper examines the articles that investigate the integration of ethnographic research in the processes of entrepreneurial innovation in the context of design, developed in the period from January 2010 to April 2013 through a Speculative Bibliographic Search in international journals skilled in Design area with concept Qualis/CAPES A1 and A2.
Keywords: Innovation, Branding, Culture, Ethnographic Research
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