Resumo: O presente artigo expõem uma pesquisa sobre a importância da elaboração e aplicação de um processo eficaz para a nomeação de uma marca, ato denominado no Design como Naming, investigando o tema sob a ótica da Gestão do Design e Branding, aliados a uma observação interdisciplinar que tem como objetivo explorar conhecimentos e áreas afins que derivem novas informações pertinentes. Busca-se, então, evidenciar como um fator chave a escolha de um nome considerando os principais aspectos relevantes sobre a empresa e sua identidade, como percepção de mercado, diferenciação, Brand DNA e posicionamento. Enquadra-se como uma pesquisa exploratória, utilizando-se de uma revisão sistemática, objetivando a geração de conhecimentos relacionados à criação e classificação de nomes autênticos para marcas novas ou que necessitem mudanças. Como resultado, apresenta-se a oportunidade de criação de uma ferramenta de apoio ao processo, que colabore efetivamente com a equipe, ampliando seu poder criativo.
Palavras-chave: Naming, Design, Gestão de Design, Branding.
Autores: VEIGA, Patrick Martinelli. GOMEZ, Luiz Salomão Ribas
Publicação: II SICOM – Anais do Evento
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