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Artigos, teses e dissertações dos pesquisadores afiliados ao laboratório

Autores:

Grasiele Pilatti, Universidade Federal de Santa Catarina (grasipilatti@gmail.com)

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina (salomao.gomez@ufsc.br)

Resumo:

O campo da memética investiga os memes que são unidades de cultura material propagadas por um processo de imitação. A área permite uma compreensão sobre a evolução do comportamento humano oferecendo uma visão além dos fatores genéticos. Comportamento o qual, para esse estudo, é analisado a partir da perspectiva vivenciada no ponto de venda onde o visual merchandising está inserido. Este, por sua vez, detém de ferramentas, técnicas e estratégias que organizam o espaço em função da relação entre o indivíduo e os objetos. Assim, o estudo visa oferecer mais um desdobramento ao estudo da memética ao aproximá-la das marcas e da moda através do visual merchandising. Portanto, esperou-se encontrar o ponto de contato entre as duas áreas através de um levantamento bibliográfico de caráter exploratório, resultando em uma pesquisa de natureza qualitativa. Entre os resultados encontrados aponta-se o visual merchandising não como uma unidade da cultura material em si, passível de replicação e de ser um meme, mas um meio onde ele se expressa, um veículo cujas técnicas favorecem o acontecimento dos memes. Essa manifestação pode ocorrer por meio do comportamento de compra e das metáforas e histórias contadas pelas vitrines e pelo interior dos pontos de venda, dentro disso, ainda, a jornada do consumidor até o instante da compra.
Palavras-chave: memética; memes; visual merchandising; comportamento.
Abstract:
The field of memetics investigates the memes that are units of material culture propagated by an imitation process. The area allows an understanding about the evolution of human behavior offering a vision beyond the genetic factors. Behavior which, for this study, is analyzed from the perspective experienced in the point of sale where the visual merchandising is inserted. This, in turn, holds tools, techniques and strategies that organize the space according to the relationship between the individual and the objects. Thus, the study aims to provide a further breakdown to the study of the memetics approaching it from brands and fashion through visual merchandising. So it was
waited to find the point of contact between the two areas through a bibliographical review, resulting in a qualitative research. Some results points to the visual merchandising not as a unit of material culture in itself, capable of replication and be a meme, but a way in which it expresses itself, a vehicle whose techniques favor the event of memes. This manifestation may occur through the buying behavior and metaphors and stories told by the windows and the interior of points of sale, in addition, also the consumer journey until the moment of purchase.
Keywords: memetics; memes; visual merchandising; behavior.

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