Autores:
Francieli Regina Balem, Luiz Salomão Ribas Gomez
RESUMO:
RESUMO Este artigo visa apresentar o resultado de uma análise sobre o critério marca, decorrente da coleta de informações do projeto Agente Local de Inovação – aplicado em parceria do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O estudo foi realizado em vinte e duas MPEs (micro e pequenas empresas) do polo de Moda da Grande Florianópolis. A partir de estudos sobre inovação, marca, branding, propriedade intelectual, e os dados obtidos na coleta de informações, objetiva-se com essa pesquisa analisar as marcas que possuem registro e como utilizam de sua marca para ganhar competitividade no mercado. Uma vez que, o reconhecimento de uma marca requer um trabalho efetivo. A pesquisa realizada junto as vinte e duas participantes dos processos que ocorreram nas empresas corroborou a percepção inicial de que, para a maioria das empresas, obter o registro da marca é importante, e usufruir disso de uma maneira consistente para obter melhor resultados é um grande desafio.
Palavras-chave: Inovação, marca, moda.
ABSTRACT:
This article presents the results of an analysis of the test mark, due to the collection of information design Innovation Agent Local – delivered in partnership the Brazilian Support Service for Micro and Small Enterprises and the National Council for Scientific and Technological Development. The study was conducted in twenty-two MSEs Polo Fashion Florianópolis. From studies on innovation, brand, branding, intellectual property, and the data obtained in gathering information, the objective of this research to examine the marks that are registered and how to use your brand to gain market competitiveness. The recognition of a brand requires an effective job, the survey among the twenty-two participants of the processes that occurred in the companies confirmed the initial perception that, for most companies, obtaining trademark registration is important, and make use of it a consistent way to get better results is a challenge.
Keywords: Innovation, brand, fashion.
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