DANIEL GONÇALVES LOPES, CLARISSA MARTINS ALVES, ANDRÉ LUÍS DA SILVA LEITE, LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ
O gerenciamento ágil de projetos iniciou-se na comunidade internacional de desenvolvimento de sistemas de informação. Estas práticas estão migrando, embora em estágio rudimentar, para outros setores, sobretudo para o desenvolvimento de produtos inovadores. Contudo, estes novos modelos de gestão precisam ser adaptados a situações específicas deste novo segmento. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é entender como alguns destes métodos ágeis – Scrum e Kanban – podem ser aplicados em projetos de desenvolvimento de produtos que envolvam processos criativos. Esta pesquisa caracterizase como um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa. Foram analisadas as adaptações realizadas para adequação ao contexto de uma empresa criativa, destacando-se: a criação de uma “tarefa genérica” e a decisão de não incorporar a entrega de versões incrementais dos produtos. Além disso, o Scrum demonstrou-se adequado para a mensuração do volume de trabalho que a empresa é capaz de executar. Por fim, as ferramentas visuais de Road Map e Kanban mantiveram a equipe ciente sobre o andamento dos projetos. Os resultados obtidos sugerem que a implementação das ferramentas ágeis auxiliam na gestão de projetos em empresas criativas, pois cooperam para a descentralização dos processos, a decisão das atividades prioritárias e a melhoria do monitoramento da execução das tarefas.
Palavras-chave: Gestão ágil de projetos; Criatividade; Scrum e Kanban
Agile project management began in the international community of information systems development. These practices are migrating, although in a rudimentary level, to other industries, especially to the development of innovative products. However, these new business models need to be adapted to specific situations of this new sector. Therefore, the aim of this inquiry is to understand how some of these agile methods – Scrum and Kanban – can be applied to product development projects involving creative processes. This research is characterized as a descriptive case study with a qualitative approach. We analyzed the adaptations made to adjust it to the context of a creative business, emphasizing: the creation of a “general task” and the decision not to incorporate the delivery of incremental versions of the products. Moreover, the Scrum was appropriate for measuring the volume of work the company is able to perform. Finally, the visual tools Road Map and Kanban kept the team aware about the progress of the project. The results suggest that the implementation of agile tools help project management in creative businesses since they cooperate to the decentralization of processes, the decision of the priority activities, and the improvement of the control of task execution.
Keywords: Agile Project Management; Creativity; Scrum and Kanban.
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