Resumo: O design caracterizou-se por utilizar constantemente de metodologias projetuais, o que, de certo modo, colaborou para a criação de inúmeros métodos disponíveis atualmente. Porém, a base científica que valida os processos e métodos, é constantemente questionada. Deste modo, a partir de uma visão positivista, buscou-se analisar as etapas de conceituação que fazem parte da metodologia projetual que vem sendo […]
Resumo: Este artigo apresenta a construção de um DNA de marca por meio de estudos e conhecimentos das áreas de Design, Branding e Inovação, que resultaram na criação da nova Identidade Visual do Sapiens Parque, um empreendimento com ambições internacionais situado na cidade de Florianópolis, Brasil. O Sapiens apresenta um conceito semelhante aos já conhecidos Parques […]
Resumo: A marca corporativa vem estabelecendo divergentes interpretações e desta maneira estabelecendo um novo paradigma para os gestores corporativos em razão de seu posicionamento. A realidade descrita, passa a ser rotina na agenda das organizações e define uma conduta construída por valores e princípios, compartilhados por seus stakeholders. Estabelece-se a base para uma cultura organizacional que posiciona na marca corporativa […]
Abstract: This article seeks to contextualize and conceptualize place branding and examines the opportunities for a successful brand for the city of Florianopolis as a center of innovation, mapping a route to be promoted through branding strategies. The objective of this research is to discover the strengths, opportunities, weaknesses and threats to the brand through a […]
O branding como estratégia para evidenciar a identidade da marca: estudo de caso das indústrias calçadistas do Vale do Rio Tijucas – SC Resumo: reunindo estratégias e ações em diferentes esferas corporativas, englobando a administração, a comunicação e o design; o Branding fortalece o posicionamento corporativo e define ações para potencializar a imagem corporativa, tornando-se uma […]
Resumo: O objetivo do artigo é o de apresentar uma discussão sobre a percepção, por parte da sociedade, da ONG ambientalista como marca. Esta associação poderia auxiliar na captação de recurso, principalmente, através de parcerias com empresas privadas. Para isto, é discutido o papel do consumidor verde, que influência corporações a adotarem o marketing verde […]
Autores: SILVA, Giorgio Gilwan da. SOUZA, Melissa Queiroz Bueno de. GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Publicação: Diseño en Palermo. IV Encuentro Latinoamericano de Diseño 2009. Actas de Diseño 7. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. pp. 35-217. ISSN 1850-2032. Introdução Para uma empresa diferenciar-se no mercado, deve desenvolver métodos para criar ou fortalecer a imagem da marca, incorporando além […]
Autores: SILVA, Giorgio Gilwan da. BRAUN, Jan Raphael Reuter. GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. Publicação: Diseño en Palermo. IV Encuentro Latinoamericano de Diseño 2009. Actas de Diseño 7. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. pp. 35-217. ISSN 1850-2032. Introdução A economia do mundo contemporâneo deve pautar-se em padrões econômicos que partilham o desafio de planejar e fomentar o […]
Resumo: Este artigo propõe apresentar os resultados preliminares encontrados na fase de levantamento, que possibilitou a obtenção dos dados referentes às ações de gestão de marca e uso do design gráfico em ONGs ambientalistas catarinenses. Palavras-Chave: Green Branding, ONGs ambientalistas, Design Gráfico. Autores: Jan Raphael Reuter Braun e Luiz Salomão Ribas Gomez FAÇA DOWNLOAD DO ARTIGO […]
Abstract: Cultural triangulation is a tool developed in social sciences field in order to examine and verify the incoming changes of a society by a method. The objective of this paper is to discuss the procedures adopted by the cultural triangulation and how it can contribute for the seeking of trends in new and emerging market movements. Keywords: trend, […]