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Artigos, teses e dissertações dos pesquisadores afiliados ao laboratório

Autores:

Laryssa Tarachucky, Pablo Eduardo Frandoloso, Marília Matos Gonçalves, Luiz Salomão Ribas Gomez

Resumo:

A facilidade de acesso à informação vem influenciando os processos de decisão de consumo nas mais diversas áreas. No que diz respeito ao turismo, a escolha do destino de viagem tem sido recorrentemente baseada na capacidade que uma cidade tem de transmitir a promessa de uma experiência única e envolvente. O delinear de um novo perfil de viajante somado a uma grande oferta de destinos turísticos trouxe aos criadores e gestores de marcas de destinos a necessidade de fornecer leituras menos óbvias sobre o território que se quer comunicar. Este artigo busca investigar uma possível tendência de uso deliberado das técnicas narrativas do storytelling e suas formas de conhecer e expressar as experiências vivenciadas em uma cidade para a ressignificação de lugares por meio de técnicas de branding. O estudo partiu de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, amparada em um levantamento bibliográfico multidisciplinar que envolveu áreas do conhecimento como o design, a antropologia, a sociologia, a arquitetura e urbanismo, literatura e história. Além da análise e diálogo entre as informações encontradas, é apresentado o estudo do caso “Roteiros Literários”, no qual foi possível identificar a tendência proposta. A revisão bibliográfica revela o storytelling como um campo ainda pouco explorado nas práticas de branding de destinos, enquanto o estudo de caso aponta eixos de exploração em relação ao turismo cultural e abre caminhos para novas maneiras de perceber e comunicar a cidade.

Palavras-chave: Branding de destino; storytelling; turismo.

Abstract:

The ease of access to information has been influencing consumer decision-making processes in several ways. With regard to tourism, the choice of a travel destination has been recurrently based on the ability of a city position itself as a unique and engaging experience. The emergence of a new traveler profile in addition to a wide range of tourist destinations brought to the destination brand managers the need to provide less obvious perceptions about the territory, which they want to communicate. This paper investigates a possible trend on using storytelling techniques on place branding processes. The study was based on an exploratory research with a multidisciplinary literature, which involved knowledge areas such as design, anthropology, sociology, architecture and urbanism, literature and history. Besides the analysis and the discussion about the information found, a case study is presented, in which it was possible to identify the proposed trend. The theoretical survey reveals storytelling as a still underexplored field in the destination branding practices while the case study indicates operating axes related to cultural tourism and introduces to new ways of perceiving and communicating a city.
Keywords: Destination branding; storytelling; tourism.

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