Laryssa Tarachucky, Pablo Eduardo Frandoloso, Marília Matos Gonçalves, Luiz Salomão Ribas Gomez
A facilidade de acesso à informação vem influenciando os processos de decisão de consumo nas mais diversas áreas. No que diz respeito ao turismo, a escolha do destino de viagem tem sido recorrentemente baseada na capacidade que uma cidade tem de transmitir a promessa de uma experiência única e envolvente. O delinear de um novo perfil de viajante somado a uma grande oferta de destinos turísticos trouxe aos criadores e gestores de marcas de destinos a necessidade de fornecer leituras menos óbvias sobre o território que se quer comunicar. Este artigo busca investigar uma possível tendência de uso deliberado das técnicas narrativas do storytelling e suas formas de conhecer e expressar as experiências vivenciadas em uma cidade para a ressignificação de lugares por meio de técnicas de branding. O estudo partiu de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, amparada em um levantamento bibliográfico multidisciplinar que envolveu áreas do conhecimento como o design, a antropologia, a sociologia, a arquitetura e urbanismo, literatura e história. Além da análise e diálogo entre as informações encontradas, é apresentado o estudo do caso “Roteiros Literários”, no qual foi possível identificar a tendência proposta. A revisão bibliográfica revela o storytelling como um campo ainda pouco explorado nas práticas de branding de destinos, enquanto o estudo de caso aponta eixos de exploração em relação ao turismo cultural e abre caminhos para novas maneiras de perceber e comunicar a cidade.
Palavras-chave: Branding de destino; storytelling; turismo.
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