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Artigos, teses e dissertações dos pesquisadores afiliados ao laboratório

Resumo: As marcas são elementos essenciais na sociedade e no cotidiano das pessoas. Uma marca pode ser sentida e vivenciada pelas pessoas, pois mais do que um sinal ou símbolo relacionado a um produto ou serviço é um conjunto de associações, lembranças que impactam os consumidores de maneira notável. Branding caracteriza-se como o conjunto de ações ‘autênticas’ que, tomadas com conhecimento, competência e construídas de dentro para fora das corporações, le-vam as marcas além da sua natureza econômica, tornando-as parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Da mesma maneira que os produtos e serviços, os territórios e lugares competem entre si por investimentos, empresas, turistas, moradores. Quando se tra-ta de atrair visitantes, empresas e investimentos, as pessoas que elegem um lugar para onde se deslocar estão inevitavelmente com-prando a experiência daquela determinada marca. Na perspectiva da presente pesquisa, a gestão de marca é abordada a partir do con-ceito de branding territorial, que tem como principal característica o desenvolvimento de identidades representativas que estimulem as pessoas a se relacionarem com elas, a partir de estratégias e técni-cas que buscam capacitar um lugar a desenvolver suas potenciali-dades. Assim, para desenvolver uma gestão de marca territorial que efetivamente conecte-se aos consumidores é preciso que a marca carregue consigo as características dos usuários que fazem parte de-la e a ajudam a compor suas características mais vivas de autentici-dade, ou seja, o ‘DNA’ da marca. É nesse panorama que surgem os apps ou aplicativos móveis, cujo número de downloads cresce a ca-da dia nas App Stores. Os aplicativos móveis tornam-se ferramentas relevantes capazes de colaborar com as experiências de marca, no sentido que potencializam a interação consumidor-marca à medida que promovem o envolvimento deles com o conteúdo fornecido. Trata-se do estudo da construção de experiência de marca territori-al em aplicativos para smartphones e tem como objetivo principal formular as diretrizes que contribuem para a construção de uma experiência de marca em dispositivos mobile. A pesquisa possui ca-ráter sistêmico, primeiramente tratando-se de uma pesquisa explo-ratória, seguida de uma pesquisa bibliográfica, a fim de buscar as principais conceitos relacionados ao tema, como branding e bran-ding territorial, a cultura do ciberespaço como ‘espaço territorial’, experiência, design de experiência, aplicativos móveis, design de in-
terface para apps. A partir do referencial pesquisado, foram analisa-dos seis aplicativos de branding territorial das cidades de Londres, Barcelona, Amsterdam, Rio de Janeiro, Brasília e Balneário Cambo-riú. Com os resultados obtidos, e a partir da comparação com a revi-são bibliográfica, foi possível propor uma classificação das experiências, identificar os principais aspectos e elementos de de-sign que contribuem para a construção das experiências de marca e sugerir diretrizes para o desenvolvimento de aplicativos móveis com foco em branding, mais especificamente em branding territorial.

Palavras-chave: Branding. Branding Territorial. Experiência de marca. Smartphones. Aplicativos móveis.

Autora: FEIJÓ, Valéria Casaroto; Orientador: Luiz Salomão Ribas Gomez.

Publicação: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design – Mestrado em Design e Expressão Gráfica, Hipermídia Aplicada ao Design Gráfico, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC como pré-requisito para a obtenção do título de Mestre em Design e Expressão Gráfica.

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